Christina Praça Brasil oradora convidada CIAIQ2023

Christina Praça Brasil

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1995), especialista em Linguagem pela Universidade de Fortaleza (1999), especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ FIOCRUZ (2006), mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (2004), doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva associação ampla entre a Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Federal do Ceará/ Universidade de Fortaleza. Pós-Doutora em Tecnologias e Serviços de Saúde pelo CINTESIS – Center for Health Technology and Services, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto-Portugal. Atualmente é Coordenadora Geral da Pós-Graduação e professora adjunta nível 6 do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza no qual pertence à linha de pesquisa Políticas e Práticas na Promoção da Saúde.

Ricardo Luengo ponente invitado del CIAIQ2023

Ricardo Luengo González

Profesor Doctor en Matemáticas y Catedrático de Universidad (CU) en el área de Didáctica de las Matemáticas de la Universidad de Extremadura (UEX) – España. Profesor Emérito, actualmente Jubilado. Fue Jefe de la División de Investigación del ICE, Director de la Unidad de Innovación y Evaluación, Director de la Secretaría de Nuevas Tecnologías, Director del Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Matemáticas y Vicerrector de Innovación Educativa y Nuevas Tecnologías de la UEX. Tiene 50 años de experiencia en la Universidad de Extremadura. Ha contribuido a la formación de profesores de Básica, Media y Universidad. 50 años formando Maestros en la EU Magisterio y Facultad de Educación, interviniendo en una centena de cursos de posgrado, cursos a profesores de secundaria, y más de 30 años impartiendo Doctorado, colaborando en la enseñanza compensatoria a través de la “Universidad de los Mayores”.

Sónia P. Gonçalves

Licenciada, mestre e doutorada em Psicologia do Trabalho e das Organizações pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (IUL). Pós-graduada em Epidemiologia, Análise de Dados e Pedagogia para o Ensino Superior. Especialista em Psicologia da Saúde Ocupacional pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e em Administração e Gestão pelo Instituto Politécnico de Tomar. Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa). Coordenadora do Grupo de Investigação de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP). Membro da Direção da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas (APG). Autora e co-autora de diversas comunicações em eventos científicos, bem como artigos e capítulos. Autora e Coordenadora de livros nacionais e internacionais, entre os quais o Manual de Investigação Qualitativa: Conceção, Análise e Aplicações editado pela Pactor em 2021.