- CIAIQ2024 | Cáceres e Online
Cristina Lavareda Baixinho
Professora-Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Doutora em Enfermagem. Mestre em Saúde Escolar. Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Investigadora no Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR). Áreas de Investigação: Gestão do Risco de Queda em idosos residentes em estruturas residenciais para idosos e na comunidade; transição do hospital para a comunidade; Prática Simulada; Prevenção de Lesões músculo-esqueléticas nos enfermeiros especialistas. Editora da Anna Nery Revista de Enfermagem. Membro da Comissão Científica do CIAIQ e WCQR.
- CIAIQ2024 | Cáceres e Online
Francislê Neri de Souza
Francislê Neri de Souza tem pós-doutoramento em tecnologias aplicados ao ensino de ciências, é doutor em didática das ciências com ênfase em educação em química, mestre em química quântica computacional, licenciatura em química. Atualmente é professor titular e pesquisador do Mestrado Profissional de Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo no campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC) e professor adjunto convidado da Andrews University, EUA. É membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) na Universidade de Aveiro, Portugal, onde foi investigador e professor durante 17 anos. Foi diretor de graduação e pró-reitor associado do UNASP. Também foi professor visitante especial da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professor substituto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É membro de diversas sociedades científicas, laboratórios e grupos de pesquisa no Brasil e em Portugal. Orienta estudantes de mestrado e doutoramento nas suas áreas de especialidade. É co-autor de alguns software tal como webQDA®, IARS®, ArguQuest®, FlexQuest®, e U-TRACER®. É fundador e editor chefe do Internet Latent Corpus Journal e da Revista Docent Discunt. É também consultor e autor de artigos, relatórios, livros e capítulos de livros no campo da aprendizagem ativa, questionamento, argumentação, pensamento crítico, metodologia da investigação, educação em ciência e educação em química com integração das tecnologias.
- CIAIQ2024 | Cáceres e Online
Jesús Miguel Jornet Meliá
Licenciado em Filosofia e Ciências da Educação (Psicologia) em 1979 pela Universidade de Valência (UVEG). Doutor em Filosofia e CC. da Educação (Pedagogia) pela mesma universidade em 1987. Professor da UVEG desde janeiro de 1984, é Professor de Medição e Avaliação Educativas no departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação da Universidade de Valência desde janeiro de 2007. Coordenador do grupo de pesquisa ‘Avaliação e Medição: Educação e Coesão Social’ (GemEduCo). Membro do grupo de excelência em Inovação Educativa ‘InnovaMIDE’, coordenado pelo Dr. José González-Such e Co-coordenador da ‘Rede Ibero-Americana de Investigadores em Avaliação da Docência’ RIIED. As suas linhas de investigação concentram-se na metodologia de desenvolvimento de testes criteriosos para avaliação de competências – professores e alunos – e no desenvolvimento de escalas de percepção e atitude voltadas à avaliação de instituições, programas e sistemas educativos, com base em modelos mistos.
- CIAIQ2024 | Cáceres e Online
Patricia López-Estrada
Patricia López-Estrada possui um Doutoramento em Educação pela Universidade da Florida, um Mestrado em Segundas Línguas e Culturas e uma Licenciatura em Linguística Aplicada ao Inglês como Língua Estrangeira pela Universidad Nacional de Costa Rica. É uma defensora da investigação qualitativa, desempenhando funções como investigadora e extensionista educacional na Região Huetar Norte da Costa Rica. Os seus projetos de investigação e extensão atuais concentram-se no empoderamento das mulheres em comunidades rurais, melhoria das competências linguísticas nessas comunidades, promoção do turismo rural bilingue e análise dos fenómenos sociais relacionados com modalidades educacionais específicas (educação à distância, educação combinada e retorno ao ensino presencial) na era pós-pandémica. Atualmente, é Professora Associada na Escola de Idiomas e Ciências Sociais do Instituto Tecnológico de Costa Rica, Campus San Carlos.
- CIAIQ2023 | Lisboa
Christina Praça Brasil
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1995), especialista em Linguagem pela Universidade de Fortaleza (1999), especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ FIOCRUZ (2006), mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (2004), doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva associação ampla entre a Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Federal do Ceará/ Universidade de Fortaleza. Pós-Doutora em Tecnologias e Serviços de Saúde pelo CINTESIS – Center for Health Technology and Services, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto-Portugal. Atualmente é Coordenadora Geral da Pós-Graduação e professora adjunta nível 6 do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza no qual pertence à linha de pesquisa Políticas e Práticas na Promoção da Saúde.
- CIAIQ2023 | Lisboa
Ricardo Luengo González
Profesor Doctor en Matemáticas y Catedrático de Universidad (CU) en el área de Didáctica de las Matemáticas de la Universidad de Extremadura (UEX) – España. Profesor Emérito, actualmente Jubilado. Fue Jefe de la División de Investigación del ICE, Director de la Unidad de Innovación y Evaluación, Director de la Secretaría de Nuevas Tecnologías, Director del Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Matemáticas y Vicerrector de Innovación Educativa y Nuevas Tecnologías de la UEX. Tiene 50 años de experiencia en la Universidad de Extremadura. Ha contribuido a la formación de profesores de Básica, Media y Universidad. 50 años formando Maestros en la EU Magisterio y Facultad de Educación, interviniendo en una centena de cursos de posgrado, cursos a profesores de secundaria, y más de 30 años impartiendo Doctorado, colaborando en la enseñanza compensatoria a través de la “Universidad de los Mayores”.
- CIAIQ2023 | Lisboa
Sónia P. Gonçalves
Licenciada, mestre e doutorada em Psicologia do Trabalho e das Organizações pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (IUL). Pós-graduada em Epidemiologia, Análise de Dados e Pedagogia para o Ensino Superior. Especialista em Psicologia da Saúde Ocupacional pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e em Administração e Gestão pelo Instituto Politécnico de Tomar. Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa). Coordenadora do Grupo de Investigação de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP). Membro da Direção da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas (APG). Autora e co-autora de diversas comunicações em eventos científicos, bem como artigos e capítulos. Autora e Coordenadora de livros nacionais e internacionais, entre os quais o Manual de Investigação Qualitativa: Conceção, Análise e Aplicações editado pela Pactor em 2021.
- CIAIQ2022 | Corunha
Laureano González Vega
É, desde 2002, professor universitário, na área de Álgebra, no Departamento de Matemática, Estatística e Computação da Universidade da Cantábria. Desde 2019, é professor de métodos quantitativos no Colegio Universitario de Estudios Financieros, onde lidera um grupo de investigação na área de Ciência de Dados. Lecionou as disciplinas de Matemática e Computação em todos os níveis (graduação, mestrado e doutoramento) em diplomas no campo temático de Matemática, Física, Engenharia Civil e Engenharia Informática. Sua atividade de pesquisa abrange desde os aspectos mais teóricos em Geometria Algébrica até questões de Cálculo Científico relacionadas com a Visualização, Ciência de Dados e desenvolvimento de software. Dirigiu dez teses de doutoramento e publicou mais de cem artigos de investigação. Foi e é o principal investigador de projetos de pesquisa nacionais e europeus e, como professor convidado, visitou conceituados centros de pesquisa (Rennes, Linz, Nice, Pisa, Berkeley, Hong Kong, Austin, Londres-Ontário, etc.).
- CIAIQ2022 | Corunha
Mauro Serapioni
Mauro Serapioni é doutor em Sociologia pela Universidade de Barcelona (2003). Desde 2009, é pesquisador sénior do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal) e professor do programa de doutoramento em “Democracia no Século XXI” do CES e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente, é professor visitante no Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Suas principais áreas de pesquisa incluem participação social nos sistemas de saúde, desigualdades sociais de saúde e avaliação de programas sociais e de saúde. É autor de inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais nessas áreas.
- CIAIQ2022 | Corunha
Oswaldo Lorenzo
Profesor Titular de Universidad. Facultad de Ciencias de la Educación y del Deporte de Melilla (Universidad de Granada). Premio Extraordinario de Doctorado en Ciencias de la Educación (UNED). Dos sexenios CNEAI en el campo 7 (área de ciencias de la educación). Tercer premio nacional de investigación educativa 2004 (Ministerio de Educación y Ciencia de España). Autor de publicaciones científicas en educación en diferentes revistas indexadas en JCR. Investigador principal y participante en diferentes proyectos y contratos de investigación nacionales e internacionales. Director y Coordinador de trece proyectos AECID en Latinoamérica. Director de 15 tesis doctorales de doctorado europeo e internacional leídas por doctorandos de Colombia, Brasil, El Salvador, México, Puerto Rico, Rumanía y España. Evaluador de la Agència Valenciana d’Avaluació i Prospectiva y de la Agencia para la Calidad del Sistema Universitario de Galicia.
Actualmente es Vicedecano de Investigación, Proyectos Internacionales y Transferencia y dirige la revista Publicaciones de la Universidad de Granada, indexada en Web of Science (ESCI) y Scopus-SJR (consultar). Cuenta con diferentes publicaciones sobre metodología y análisis cualitativo: Teoría y práctica del análisis de datos cualitativos. Proceso general y criterios de calidad (consultar). Análisis de datos cualitativos con AQUAD Cinco para Windows (consultar).
- CIAIQ2022 | Corunha
Rodolfo Levin Echeverri
Sociólogo. Exdiretor do Instituto de Higiene, Facultad de Medicina, Universidad de la Republica. Uruguai. Atualmente Coordenador do Laboratorio de Ciencias Sociales en Salud y Profesor colaborador del Departamento de Salud Ocupacional (IH-FMED-UDELAR). Desenvolveu uma importante atividade de gestão na direção de vários serviços públicos de saúde no país. Na Universidade, como investigador social, concentrou o seu trabalho no uso de técnicas qualitativas na área da Saúde. Sob essa perspectiva metodológica, dirigiu estudos da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), além de projetos multicêntricos em colaboração com pesquisadores de outras universidades (UFSC, Brasil e Universidade de Guadalajara, México). Os seus principais tópicos de pesquisa são a relação dialética entre o conhecimento leigo e o especialista em saúde, bem como a questão da Participação Social e dos atores do setor da saúde. Participou na edição de várias publicações da Universidad de la República. Desenvolveu, durante 25 anos, uma intensa atividade docente nos níveis de graduação e pós-graduação nas Faculdades de Ciências Sociais e Medicina da Universidad de la República. No año de 2021 foi Presidente do IX Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, feito na cidade de Montevidéu, Uruguai, em 13,14 e 15 de outubro de 2021.
- CIAIQ2022 | Corunha
Stella R. Taquette
Médica, com Pós-doutorado em Saúde Pública, Doutorado em Medicina, Especialização em Bioética e Ética Aplicada. Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, Brasil. Coordenadora Geral do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da UERJ/UFRJ/UFF/Fiocruz e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PGCM) da UERJ. Professora Visitante do Imperial College London. Autora do livro “Pesquisa qualitativa para todos”, no prelo, Editora Vozes (Petrópolis – Rio de Janeiro).
- CIAIQ2021 | Online
Stella R. Taquette
Médica, com Pós-doutorado em Saúde Pública, Doutorado em Medicina, Especialização em Bioética e Ética Aplicada. Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, Brasil. Coordenadora Geral do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da UERJ/UFRJ/UFF/Fiocruz e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PGCM) da UERJ. Professora Visitante do Imperial College London. Autora do livro “Pesquisa qualitativa para todos”, no prelo, Editora Vozes (Petrópolis – Rio de Janeiro).
- CIAIQ2021 | Online
Mariana Leoni Birriel
Integrante da equipe da Pro-Reitoria de Gestão da Universidade da República – Uruguai. Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), PPGSP – Bolsista CAPES. Mestre em Sociologia Política pela UFSC, PPGSP – Bolsista do CNPq – Brasil. Possui graduação em Sociologia pela Universidade da República Oriental do Uruguai, Faculdade de Ciências Sociais (2010). Pesquisadora no Núcleo de Ecologia Humana e Sociologia da Saúde, PPGSP, UFSC; integrante do Laboratório de Ciencias Sociais (LabCCSS, Fmed, Udelar). Tem realizado pesquisas na área da Sociologia da Saúde e Sociologia da Ciência.
- CIAIQ2021 | Online
Laureano González Vega
É, desde 2002, professor universitário, na área de Álgebra, no Departamento de Matemática, Estatística e Computação da Universidade da Cantábria. Desde 2019, é professor de métodos quantitativos no Colegio Universitario de Estudios Financieros, onde lidera um grupo de investigação na área de Ciência de Dados. Lecionou as disciplinas de Matemática e Computação em todos os níveis (graduação, mestrado e doutoramento) em diplomas no campo temático de Matemática, Física, Engenharia Civil e Engenharia Informática. Sua atividade de pesquisa abrange desde os aspectos mais teóricos em Geometria Algébrica até questões de Cálculo Científico relacionadas com a Visualização, Ciência de Dados e desenvolvimento de software. Dirigiu dez teses de doutoramento e publicou mais de cem artigos de investigação. Foi e é o principal investigador de projetos de pesquisa nacionais e europeus e, como professor convidado, visitou conceituados centros de pesquisa (Rennes, Linz, Nice, Pisa, Berkeley, Hong Kong, Austin, Londres-Ontário, etc.).
- CIAIQ2020 | Online
Mauro Serapioni
Mauro Serapioni é doutor em Sociologia pela Universidade de Barcelona (2003). Desde 2009, é pesquisador sénior do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal) e professor do programa de doutoramento em “Democracia no Século XXI” do CES e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente, é professor visitante no Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Suas principais áreas de pesquisa incluem participação social nos sistemas de saúde, desigualdades sociais de saúde e avaliação de programas sociais e de saúde. É autor de inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais nessas áreas.
- CIAIQ2020 | Online
Oswaldo Lorenzo
Profesor Titular de Universidad. Facultad de Ciencias de la Educación y del Deporte de Melilla (Universidad de Granada). Premio Extraordinario de Doctorado en Ciencias de la Educación (UNED). Dos sexenios CNEAI en el campo 7 (área de ciencias de la educación). Tercer premio nacional de investigación educativa 2004 (Ministerio de Educación y Ciencia de España). Autor de publicaciones científicas en educación en diferentes revistas indexadas en JCR. Investigador principal y participante en diferentes proyectos y contratos de investigación nacionales e internacionales. Director y Coordinador de trece proyectos AECID en Latinoamérica. Director de 15 tesis doctorales de doctorado europeo e internacional leídas por doctorandos de Colombia, Brasil, El Salvador, México, Puerto Rico, Rumanía y España. Evaluador de la Agència Valenciana d’Avaluació i Prospectiva y de la Agencia para la Calidad del Sistema Universitario de Galicia.
Actualmente es Vicedecano de Investigación, Proyectos Internacionales y Transferencia y dirige la revista Publicaciones de la Universidad de Granada, indexada en Web of Science (ESCI) y Scopus-SJR (consultar). Cuenta con diferentes publicaciones sobre metodología y análisis cualitativo: Teoría y práctica del análisis de datos cualitativos. Proceso general y criterios de calidad (consultar). Análisis de datos cualitativos con AQUAD Cinco para Windows (consultar).
- CIAIQ2019 | Lisboa
Egberto Ribeiro Turato
Médico especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Professor Titular em Prática de Ciências, concursado pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. Líder do LPCQ – Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa, credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador de mestrados/doutorados nas áreas de Saúde Mental, Saúde da Mulher e Oncologia, com pesquisas em settings hospitalares de complexidade. Autor do ‘Tratado da Metodologia da Pesquisa Clínico-Qualitativa: Construção Teórico-epistemológica, Discussão Comparada e Aplicação nas Áreas da Saúde e Humanas’, 6ª ed., Editora Vozes. Autor do hot paper ‘Qualitative and quantitative methods in health: definitions, differences and research subjects’, disponível aqui >>
- CIAIQ2019 | Lisboa
Miguel Vicente Mariño
Profesor Titular en el Departamento de Sociología y Trabajo Social de la Universidad de Valladolid (UVa), adscrito desde 2006 a la Facultad de Ciencias Sociales, Jurídicas y de la Comunicación, situada en el Campus María Zambrano de Segovia. Por lo que concierne a su formación, es Doctor en Comunicación Audiovisual por la Universitat Autònoma de Barcelona (UAB, 2009), Licenciado en Sociología por la misma universidad (2006) y Licenciado en Periodismo por la Universidade de Santiago de Compostela (USC, 2002).
Su tesis doctoral, un estudio sobre la cobertura televisiva de la crisis del Prestige, recibió en octubre de 2011 el Premio del Congreso de los Diputados a la mejor tesis sobre periodismo. Desde junio de 2013 es el Coordinador del Grupo de Investigación Reconocido en Ciencias Sociales Aplicadas de la Universidad de Valladolid y desde 2007 es miembro de Mediación Dialéctica de la Comunicación Social, grupo de investigación perteneciente a la Universidad Complutense de Madrid (UCM) y dirigido por José Luis Piñuel.
- CIAIQ2018 | Fortaleza
Aldo Rubén Ameigeiras
Investigador y docente titular del Instituto del Desarrollo Humano de la Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS, Argentina). Investigador Principal del CONICET. Director de la maestría en Interculturalidad y Comunicación – IDH-UNGS. Profesor de posgrado en la actualidad en UNGS /Universidad Nacional de Rosario y Universidad Nacional de Cordoba. Miembro del Equipo de Métodos cualitativos y del Área de Religión, Cultura y Sociedad del CEIL-PIETTE (Centro de Estudios e Investigaciones Laborales CONICET). Ex becario del CONICET y del programa de Intercambio Cultural Argentino-Alemán. Investigador Senior en el Centre d’Etudes Interdisciplinaires des Faits Religieux en la EHESS-París (ECOS). Autor de numerosos trabajos e investigaciones vinculadas al área de Sociología de la Religión y la Cultura. Sus temas de investigación se centran en: Religión, migración y periferia urbana. Trayectorias y creencias y procesos identitarios en migrantes de sectores populares del Gran Buenos Aires. Proyectos de investigación vinculados con la UNGS: “Matrices culturales e interculturalidad. La problemática de la diversidad cultural en el contexto urbano”, “Religión y democracia en la Argentina: instituciones, grupos, actores y sectores sociales” y “La mediación de la Iglesia Católica en la Mesa del Diálogo Argentino en el contexto de la crisis en la Argentina actual”.
- CIAIQ2018 | Fortaleza
Suely Ferreira Deslandes
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). É pesquisadora Titular da Fundação Oswaldo Cruz, professora permanente do Mestrado e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM-IFF) e do Mestrado e Doutorado em saúde pública da ENSP. É editora associada dos Cadernos de Saúde Pública e da coleção Criança, Mulher & Saúde -Ed. Fiocruz. Participa do conselho editorial da revista Salud Colectiva. Atuou como coordenadora do Programa PGSCM-IFF em 2010-2012. Tem atuado nas comissões da Capes para avaliação dos programas de pós graduação em saúde coletiva. Atua como professora colaboradora na Universidad de Lanús. Áreas temáticas: Sociologia da saúde, violência e Saúde, avaliação de programas e serviços e metodologias qualitativas.
- CIAIQ2017 | Salamanca
António Dias de Figueiredo
Profesor catedrático jubilado del Departamento de Ingeniería Informática de la Universidad de Coimbra e investigador del Centro de Informática y Sistemas de la Universidad de Coimbra (CISUC), donde se dedica a la investigación en “Sistemas de información en las organizaciones”, “NTIC en el aprendizaje y la educación”, “Estrategias y calidad en la enseñanza superior” y “Métodos de investigación cualitativa”. Es también consultor en régimen independiente. Es autor y coautor de más que tres centenas de artículos y presentó cerca de cuatro centenas de ponencias en Portugal y en el extranjero. Entre sus libros más recientes se destacan los capítulos «On the Historical Nature of Engineering Practice” (2013), «The Sustainability of e-Collaboration» (2008) y «Action Research and Design in Information Systems: Two Faces of a Single Coin» (2007). Integró cerca de dos centenas de comités organizadores y científicos de conferencias realizadas en Portugal y en el extranjero. Es miembro de consejos editoriales y consultivos del «International Journal of e-Collaboration», de la «Revista Portuguesa y Brasileira de Gestão» y de la revista «Educação, Formação & Tecnologias».
A Investigação Qualitativa e os Desafios da Complexidade* [Bajar presentación]
- CIAIQ2017 | Salamanca
M. Teresa Anguera Argilaga
Natural de Darmós (Tarragona), es catedrática de Metodología de las Ciencias del Comportamiento de la Facultad de Psicología de la Universidad de Barcelona. Es Licenciada en Psicología y en Derecho, y Doctora en Psicología, por la Universidad de Barcelona. Sus líneas de investigación son metodología observacional, evaluación de programas de baja intervención, y mixed methods. Ha coordinado 19 proyectos de investigación competitivos subvencionados por la Administración, así como un Grupo de Investigación consolidado por la Generalitat de Cataluña. Es autora/coautora de 34 libros, 119 capítulos de libro, 214 artículos, y 414 comunicaciones. Ha dirigido/codirigido 53 Tesis Doctorales ya defendidas. Tiene 6 sexenios de investigación. Es académica numeraria de la Real Academia de Doctores, y miembro correspondiente de la Real Academia de Medicina de Cataluña. En cuanto a actividades de gestión, ha sido Secretaria de la Facultad de Psicología, Jefe de Estudios de la Titulación de Psicología, Directora del Departamento de Metodología de las Ciencias del Comportamiento, responsable de la Sección de Investigación del ICE de la Universidad de Barcelona, Vicerrectora de Política Científica de la Universidad de Barcelona, y Vicerrectora de Política Docente y Científica de la Universidad de Barcelona.
Desde el relato cualitativo al análisis cuantitativo no convencional: Rigor en la extracción de patterns y estructuras en el microanálisis comunicativo* [Bajar presentación]
- CIAIQ2016 | Porto
João Filipe Matos
Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde iniciou a sua atividade em 1983 e é investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Com formação de base em Engenharia Mecânica e em Matemática, conduziu durante 25 anos a sua atividade de investigação no domínio da educação matemática tendo sido presidente do International Group for the Psychology of Mathematics Education. A atividade de investigação atual desenha-se no quadro do projeto de investigação iTEC – Innovative Technologies for an Engaging Classroom e do projeto Future Teacher Education Lab (http://ftelab.ie.ulisboa.pt). Coordena o E-learning Lab da Universidade de Lisboa (http://elearninglab.ulisboa.pt) e é diretor do programa de doutoramento FCT Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (http://telsc.ie.ulisboa.pt) tendo lecionado unidades curriculares de metodologias de investigação qualitativa em cursos de pós-graduação nas Universidades de Lisboa, Madeira, Açores, Cabo Verde e Macau. Foi diretor da Revista de Educação e é atualmente membro da direção da Revista Sisyphus Journal of Education.
- CIAIQ2016 | Porto
José Ignacio Rivas Flores
Catedrático del departamento de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad de Málaga en el que inicio mi actividad en 1985. Desde la tesis doctoral mi investigación se orienta hacia lo cualitativo y etnográfico confluyendo en los últimos 20 años en la investigación Biográfica y Narrativa, en la que actualmente desarrollo mi investigación prioritariamente. Coordino desde 1995 el grupo de investigación ProCie (Código HUM619, del Plan Andaluz de Investigación). La orientación de mi investigación se centra en tres líneas: por un lado, mantengo el foco sobre la organización de las instituciones educativas; inicio el interés por el desarrollo profesional docente, especialmente a partir de su cultura profesional y por último me inicio en el campo de la política educativa. Participo en cursos y seminarios de posgrado y de formación de profesorado sobre esta temática, tanto en España, como en Latinoamérica y en Rumanía. En cuanto a la docencia, durante toda mi trayectoria universitaria he permanecido ligado a disciplinas de organización escolar y desde la creación de la titulación de psicopedagogía, al desarrollo profesional del docente. En el doctorado, además de materias relacionadas con estos campos he mantenido una presencia constante en las asignaturas de metodología de investigación cualitativa.
- CIAIQ2015 | Aracaju
César A. Cisneros-Puebla
Profesor de sociología en la Universidad Autónoma Metropolitana-Iztapalapa, México. Dicta cursos sobre métodos cualitativos y epistemología de las ciencias sociales. Ha sido profesor visitante en el Instituto para la Investigación Cualitativa de la Universidad de Alberta, Canadá (2001-2003) y en el proyecto CAQDAS del Departamento de Sociología de la Universidad de Surrey, UK (2009) así como en Universidades de América del Sur y España. Es el autor de las versiones al castellano y proyectos de ejemplo de los programas ATLAS.ti, MAXQDA, QDAMiner e INTERACT, también es el revisor técnico de la versión al castellano de NVivo. Es consultor en computación cualitativa y investigación en América del Sur y en otras partes del mundo. Pertenece a consejos editoriales de revistas como Qualitative Sociology Review, Qualitative Research in Psychology, Qualitative Health Research, International Review of Qualitative Research, Departures in Critical Qualitative Research, entre otras. Es el editor para la versión en castellano de la revista en línea FQS (Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research). En ese rol ha publicado contribuciones y conversaciones con destacados investigadores como Juliet Corbin, Janice Morse y Kenneth Gergen. Su conversación con Juliet Corbin ha sido traducida al alemán como “Lernen konzeptuell zu denken” en Günter Mey & Katja Mruck (Hrsg.) (2011) Grounded Theory Reader. 2., aktualisierte und erweiterte Auflage.Netherlands: VS Verlag.
- CIAIQ2015 | Aracaju
Francislê Neri de Souza
Tiene un pos doctorado en Nuevas Tecnologías de la Información y Comunicación (NTIC) aplicadas a la Enseñanza de las Ciencias (2008), es doctor en Educación en Ciencia con énfasis en Educación en Química (2006), master en Química Cuántica Computacional (1998) y graduado en Química (1995). Presentemente, trabaja como profesor de la Universidad de Aveiro, Portugal, donde también orienta trabajos fin de master y de doctorado en sus dominios de especialidad. Es coautor de software como webQDA®, IARS®, ArguQuest®, FlexQuest® y U-TRACER®. Es miembro fundador y editor principal de la revista “Internet Latent Corpus Journal”. Además, es consultor y autor de artículos, informes, libros y capítulos de libros en el dominio del aprendizaje activo, metodología de investigación, educación en Ciencia y educación en Química con integración de las NTIC.
- CIAIQ2015 | Aracaju
Maria Aparecida Bicudo
Graduada en Pedagogía por la Universidad de São Paulo (UNESP), Brasil (1963), master en Educación y Orientación Educativa por la UNESP (1964) y doctorada en Ciencias por la Facultad de Filosofía, Ciencias y Letras de Rio Claro, Brasil (1973). Profesora invitada de Filosofía de la Educación, UNESP-Araraquara (1978). Profesora titular de la Universidad Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988). Tiene experiencia en Educación, con énfasis en Filosofía de la Educación y en los siguientes temas: educación, educación matemática, fenomenología, educación y filosofía de la educación matemática. “Research Fellow» en la “University of California”, Berkeley, profesora invitada de la “Facoltà di filosofia dellUniversità Lateranense”, Roma, profesora del Programa de Pos Grado en Educación Matemática de la UNESP, campus de Rio Claro. Ha sido coordinadora y vice coordinadora del PGEM de la UNESP, coeditora del “Boletim de Educação Matemática”, Pro Rector de Graduación de la UNESP de 1993 a 2001, miembro del CA-CNPq de 2011 a 2014.
- CIAIQ2015 | Aracaju
Maria Cecília de Souza Minayo
Licenciada en Sociología por la Universidad Federal de Río de Janeiro (1978), licenciada en Ciencias Sociales – Universidad de la Ciudad de Nueva York (1979), MA en Antropología Social por la Universidad Federal de Río de Janeiro (1985) y doctora en Salud Pública por la Fundación Oswaldo Cruz (1989). Desde 1997 es el editora jefe de la Revista Ciencia & Saúde Coletiva de la Asociación de Salud Pública de Brasil y investigadora titular de la Fundación Oswaldo Cruz. Tiene experiencia en Salud Pública con énfasis en Salud Colectiva, trabajando como profesora, investigadora y asesora en los siguientes temas: Antropología de la salud, Metodología de la investigación social, Metodología de la investigación social en la salud, Impacto de la violencia sobre la salud, Causas externas, y Salud y sociedad. Ha dirigido 68 tesis y disertaciones, publicado 177 artículos científicos, 125 capítulos de libros y 41 libros, 8 de forma individual y 33 como organizadora y colaboradora. Es miembro del consejo editorial de 13 revistas científicas, 4 extranjeras y desde 2013 es editora regional de la Revista Environmental Health Perspectives de los EE.UU. Le fue otorgado por la Presidencia de la República de Brasil el Premio de Derechos Humanos en 2014.
- CIAIQ2015 | Aracaju
Menga Lüdke
Grado en Licenciatura, Universidad Católica de Petrópolis, Brasil (UCP) (1956), doctorado en Sociología, Universidad de Paris X (1969), pos-doctorado en la Universidad de California, Berkley (1981/82) y Instituto de Educación de la Universidad de Londres (1985/86). Investigadora invitada de la Universidad Jules Verne, Amiens, Francia (2004), del Institut Nationale de Recherche Pádagogique, Lyon, Francia (2005) y College of Education de la Universidad de Cambridge (2008). Profesora titular de la Pontifica Universidad de Rio de Janeiro, Brasil (PUC-Rio) y de la UCP. Tiene experiencia de investigación en educación sobre problemas de formación, investigación y carrera docente, socialización profesional de profesores y evaluación educativa. Coordina el GEProf (Grupo de Estudios sobre Función Docente), con alumnos de grado y pos-grado de la PUC-Rio y de la UCP, donde actualmente estudia los problemas de las prácticas asistidas como uno de los aspectos más frágiles en la formación del profesorado (beca del CNPq – Nivele 1A).
- CIAIQ2014 | Badajoz
Clara Pereira Coutinho
Licenciada em Economia, Mestre em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa e Doutora em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa, grau que obteve no ano de 2003 na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Atualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da mesma Universidade, onde desenvolve atividades de docência em cursos de mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação. Tem desenvolvido atividades de pesquisa no âmbito da Formação de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação e ainda no domínio das Metodologias de Investigação em Educação. Mais recentemente, desenvolve investigação ao nível da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0 como ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem bem como à tutoria online, tendo publicadas dezenas de artigos em revistas e atas de reuniões científicas nacionais e internacionais. Participa em diversos projetos nacionais e internacionais na área do e-learning, manipulativos digitais para crianças e Digital Storytelling. Publicou dois livros um dos quais no domínio das Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas que teve a sua 2ª edição publicada em 2013. Informação adicional pode ser encontrada na sua página pessoal disponível em http://sites.google.com/site/ccoutinho
- CIAIQ2014 | Badajoz
Emiko Yoshikawa Egry
Enfermeira, mestre em enfermagem, doutora em saúde pública e livre docente em enfermagem em saúde coletiva. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Há décadas desenvolve estudos e pesquisas buscando sistematizar uma metodologia de intervenção em saúde coletiva, norteada pelo referencial do materialismo histórico e dialético. Tem vasta experiência no ensino de graduação e pós-graduação em enfermagem em saúde coletiva. Orienta pesquisadores de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Foi Diretora da Escola de Enfermagem da USP de 1999 a 2003. Produziu livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos internacionais, cujos temas mais destacados foram: bases teórico-metodológicas da enfermagem em saúde coletiva; trabalho e processo de trabalho em saúde e em enfermagem; classificação internacional das práticas de enfermagem em saúde coletiva – Cipesc; necessidades em saúde; competências da enfermagem em saúde coletiva; internações sensíveis à atenção primária à saúde – ICSAP; e mais recentemente sobre prevenção e enfrentamento da violência infantil na perspectiva de qualificação da força de trabalho. É pesquisadora produtividade do CNPq A1 e Editora Científica da Revista da Escola de Enfermagem da USP, periódico com 46 anos de existência, JCR 0,455 e indexado nas principais bases de dados como a Scielo, ISI e Scopus. Desenvolve atualmente, juntamente com o grupo de pesquisa, o projeto “Instrumentalizando os profissionais da Atenção Básica em Saúde para o enfrentamento da violência infantil”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, em edital conjunto com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal – FMCSV.
- CIAIQ2014 | Badajoz
Juan Zarco
Professor do Departamento de Sociologia da Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Anteriormente, foi professor na Universidad Complutense de Madrid, na Universidad Pública de Navarra e na Essex University (Reino Unido) onde ocupou o lugar de Visiting Fellow no Departamento de Sociologia financiado por uma bolsa de pós doutoramento no estrangeiro atribuída pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto de Espanha. Foi co-director do Diploma de Formação Superior de Investigação Qualitativa em Saúde e da Especialização em Investigação Qualitativa em Saúde, ambos títulos da UAM. Actualmente, é membro da Comissão Executiva da Asociación Madrileña de Sociología. Relativamente aos campos de investigação em que trabalhou, destaca-se a sua experiência em distintos aspectos relacionados com a Saúde, o corpo, a deficiência, a marginalização, a educação, a ideia de geração, a história da Sociologia espanhola ou a cultura política, áreas em que publicou numerosos livros, capítulo e artigos em revistas especializadas. Desde alguns anos a sua preocupação central gira em torno dos aspectos metodológicos da investigação em Sociologia, muito especialmente sobre metodologia qualitativa. Como base neste paradigma está a explorar as possibilidades do uso de audiovisuais no processo de investigação. É co-autor da curta-metragem documental “5 segundos” baseada numa investigação qualitativa sobre deficiência que foi projectada e discutida em distintos fóruns internacionais e nacionais (https://www.youtube.com/watch?v=ahfQvO9yZaE).
- CIAIQ2014 | Badajoz
Mª Cruz Sánchez Gómez
Licenciada e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Salamanca e Mestre em Logopedia pela Universidade Pontifícia de Salamanca. Professora titular do Departamento de Didáctica, Organização e Métodos de Investigação da Universidade de Salamanca, especializada em Metodologia de Investigação Qualitativa. Membro de grupos de investigação espanhóis considerados de excelência. As suas áreas de trabalho estão relacionadas com as Tecnologias de Informação e Comunicação, grupos em risco de exclusão social e avaliação educativa. Orientou o grupo de investigação sobre “Género e deficiência” do Instituto de Integração na Comunidade da Universidade de Salamanca (INICO). Na actualidade, coordena los projectos de investigação de carácter qualitativo do Centro Internacional de Tecnologias Avançadas (Fundação Germán Sánchez Ruipérez-CITA) e da Fundação INTRAS (Povoação em risco de exclusão social). É directora de numerosas teses de doutoramento e tem uma ampla produção científica na forma de artigos e livros, todas elas vinculadas com investigações de carácter qualitativo. Igualmente, manifesta especial interesse pela transferência de conhecimento ao sector produtivo em actividades de investigação neste âmbito. Como membro da Fundação Universidades de Castilla y León (2007-2010), coordenou a Semana da Ciência, participou no desenvolvimento dos prémios “Campus Empreende” e na realização de “Encontros com a Cultura” das Universidades castelhana e leonesas. Efectuou cursos, seminários e oficinas em empresas, promovendo a transferência de resultados ao sector produtivo e fez parte de iniciativas como “Ciência nas nossas mãos” para estudantes ou “Tecnologia nas nossas mãos” para seniores. Pertence a várias redes internacionais de investigação e realizou estâncias de investigação em centros de reconhecido prestígio, principalmente internacionais, em particular na Universidade de Surrey, Inglaterra. Além disso, é avaliadora em vários comités científicos de editoriais de revistas e participou na organização e apresentação de trabalhos de investigação em Congressos, Jornadas e Seminários nacionais e internacionais no âmbito da Educação. Desde Março de 2007 até Outubro de 2010 coordenou o Serviço de Formação Contínua da Universidade de Salamanca tendo a seu cargo toda a docência não regulada desta Universidade: cursos extraordinários, formação contínua, cursos de verão, congressos, jornadas, seminários e títulos próprios.
- CIAIQ2014 | Badajoz
Maria do Céu Roldão
Doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Simon Fraser University, Vancouver, Canadá e agregada em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal. Exerceu funções docentes no Ensino Superior Politécnico e Universitário, tendo-se aposentado como professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Santarém. È actualmente professora convidada na Universidade Católica Portuguesa. Participou em diversos projectos da OCDE em representação do Instituto de Inovação Educacional, de que foi vice-presidente, e trabalhou como consultora curricular em projectos da Unesco para a América Latina, e também em projectos de cooperação com Moçambique. Tem sido, em diversos contextos, consultora do Ministério da Educação na área do currículo. Foi docente de História no ensino básico durante dezoito anos. Os seus principais interesses científicos situam-se na área do Currículo e Teoria Curricular e Profissionalidade e Formação de Professores. As suas publicações científicas nestes domínios incluemnumerosos livros e artigos em revistas científicas da especialidade.
- CIAIQ2013 | Aveiro
Iria Brzezinski
Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e da Universidade de Brasília (UnB). Ciêntista Social e Orientadora Educacional pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Planejamento Educacional pela UnB e Doutora em Administração Educacional e Economia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Vice Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UCG (1988-1990). Fundadora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás (1997-2001 e 2008-2010). Fundadora da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação e Presidente (1996-1998 e 2008-2012). Membro do Comitê Científico do GT Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped).Vice Presidente da Assembleia Geral do Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDInE/PT). Pesquisadora Nível 1, bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
- CIAIQ2013 | Aveiro
Isabel Alarcão
Licenciada em Letras pela Universidade de Coimbra (P), mestre em Currículo e Instrução pela Universidade do Texas (EUA) e doutorada em Educação pela Universidade de Liverpool (UK). Na Universidade de Aveiro exerceu os cargos de Vice-Reitora e Reitora e lecionou até se aposentar com o professora catedrática. Autora de vários livros e artigos e muito estimada no país e no Brasil pelas suas intervenções em Congressos e Encontros científicos, é conhecido o seu trabalho no âmbito da formação de professores, tendo influenciado o pensamento sobre o papel das Didácticas das disciplinas e dedicado muita atenção à teoria e à prática da Supervisão. Tem-se dedicado também a temática do desenvolvimento profissional dos professores e das escolas numa perspetiva reflexiva. Outra área de interesse, mais recente, incide sobre os processos de revisão de literatura científica com vista à sistematização do conhecimento e sua divulgação, tendo publicado recentemente um livro, em coautoria, sobre esta temática. Para além da orientação de mestrados e doutoramentos e da coordenação de projetos, tem exercido funções de consultoria e avaliação e integrado corpos editoriais de revistas educacionais.
- CIAIQ2013 | Aveiro
João Amado
Doutor e Mestre em Ciências da Educação e Licenciado em Filosofia. Actualmente Professor Associado com Agregação, Aposentado, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, foi também professor da Universidade de Lisboa e Professor Efectivo do Ensino Secundário. Tem coordenado e participado em vários projectos de investigação nacionais e internacionais, foi coordenador decursos de formação a distância (VGCE do UC_D) e é autor e co-autor de livros e artigos sobre temáticas como a indisciplina e violência na escola, bullying e cyberbullying, metodologia da investigação qualitativa, epistemologia, pedagogia do ensino superior, etnografia e história da infância.
- CIAIQ2013 | Aveiro
Maria Marly de Oliveira
Cearense, Pedagoga, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE-Brasil. PhD em Educação pela Universidade de Sherbrooke-Quebec-Canadá. Ex-Diretora do Departamento de Educação da UFRPE e da Faculdade Pernambucana – FAPE. Líder do grupo de Pesquisa Formação de Professores da UFRPE/CNPq. Educadora e pesquisadora comprometida com posturas inter e transdisciplinares, adotando como carro-chefe de suas pesquisas, o Círculo hermenêutico–dialético (CHD), articulado com a Dialogicidade (Paulo Freire) e o Pensamento Complexo (Edgar Morin). Atualmente, é professora do quadro permanente do Mestrado e Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática da UFRPE. Autora de vários livros, artigos científicos, é também autora de uma nova proposta de pesquisa qualitativa, denominada Metodologia Interativa e de uma proposta didática-pedagógica que tem a denominação de Sequência Didática Interativa (SDI).