A Comissão organizadora convida a comunidade a submeter resumos ao 12º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, a realizar em Lisboa (Portugal) e online, de 11 a 13 de julho de 2023.

Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso.

Por favor, leia atentamente as instruções nos separadores seguintes.

Os resumos aceites serão apresentados no CIAIQ2023 e publicados no Livro de Resumos do Congresso (com ISBN). A submissão de resumos não dá acesso a publicação de artigo completo nas revistas associadas ao CIAIQ.

Pelo menos um autor de cada proposta de trabalho a apresentar no CIAIQ2023 deverá inscrever-se como Autor Participante.

  1. Todas as propostas de resumos devem ser submetidas online (ver endereço);
  2. Todas as propostas de resumos devem ser submetidas de acordo com o Template [CIAIQ2022-TEMPLATE-RESUMO] e enviadas em ficheiro editável (.doc; .docx);
  3. No texto do resumo para avaliação pela Comissão Científica não deverão ser incluídas informações que possibilitem a identificação dos autores  (double blind-review). Assim, nomes, afiliações e referências bibliográficas dos autores não deverão aparecer na versão inicial. Essas informações deverão ser incluídas somente na versão final do resumo;
  4. As propostas de apresentação serão objeto de análise pela Comissão Científica. No caso de serem aceites para apresentação, os autores deverão enviar a versão final do texto para publicação no livro de resumos (integrando as recomendações consideradas pela Comissão Científica do Congresso);
  5. Após terminado o processo de revisão, o autor sinalizado para contacto será informado acerca da aceitação ou rejeição do trabalho submetido. Em ambas as situações, os comentários dos revisores serão disponibilizados para consulta. Em caso de aceitação, os autores deverão atender às recomendações de melhoria a estabelecer e submeter a versão final do trabalho até ao limite da data definida;
  6. Em caso de não consideração pelas recomendações feitas pelos revisores, a Comissão Organizadora reserva-se o direito de não integrar esses trabalhos no livro de resumos;
  7. A versão final dos trabalhos deverá seguir igualmente o respetivo guia de estilo e deverá conter os dados dos autores (nome, instituição e email).

Nota 1: Os textos dos resumos devem ser originais e não devem estar sob revisão para nenhum outro congresso ou publicação nacional ou internacional.
Nota 2: Os textos devem ser escritos em português ou espanholÉ obrigatório que o resumo esteja em dois idiomas, sendo um deles o Inglês.

Apresentação Presencial no Congresso
Os autores disporão, em sessão de trabalho do congresso, de 8 minutos para apresentação. A discussão será feita no âmbito de um painel de debate, com todos os trabalhos em simultâneo.

Apresentação online (sessão síncrona)*
A apresentação de trabalhos em sessão síncrona ocorrerá “em tempo real”, em sessões virtuais, durante o programa do CIAIQ2023. Os autores terão 8 minutos para apresentação. A discussão será feita no âmbito de um painel de debate, com todos os trabalhos em simultâneo.

Apresentação online (vídeo gravado)*
Os autores que desejarem enviar as suas apresentações pré-gravadas, poderão optar pela modalidade vídeo gravado. Os vídeos aceites serão disponibilizados no canal YouTube do CIAIQ e têm a duração máxima de 3 minutos. As instruções para o envio de vídeo gravado serão enviadas oportunamente.

As modalidades de apresentação online destinam-se apenas aos autores que não possam participar presencialmente no Congresso.

Por favor, leia atentamente as informações a seguir e certifique-se de que todos os requisitos são atendidos quando preparar o seu vídeo.

1.Planear o vídeo:

É esperado que o vídeo seja uma contribuição autónoma e auto explicativo. O contributo de vídeo deve ter em consideração os aspetos comuns de um trabalho científico disponível para a comunidade/leitores, através da exploração de um formato de vídeo em vez do formato tradicional (em papel). As diretrizes para a preparação de vídeos são:

  • Incluir narração em Português;
  • Focar no trabalho de investigação;
  • Introduzir a base da atual investigação e apresentar os objetivos da investigação;
  • Descrever a metodologia, recursos utilizados e principais resultados;
  • Recomendamos que elabore a sua apresentação de forma clara, apelativa e criativa, para que capte o interesse da comunidade e suscite a discussão.

2. Elaborar o vídeo:

  • Os vídeos devem ser gravados com suporte audiovisual. Por exemplo, Powerpoint + narração áudio;
  • Lista de sugestões para gravação de apresentações:
  • Por favor, não use codecs especiais (codificadores/descodificadores) de forma a facilitar a portabilidade entre plataformas;
  • Caso opte por usar o Powerpoint para gravar a sua apresentação (o que desde já recomendamos) pode ver neste endereço a explicação de como exportar a gravação da sua apresentação para vídeo;
  • Recomendamos o uso dos formatos de vídeo MPEG-1 ou MPEG-4;
  • Duração e tamanho máximo dos vídeos: entre 1,5 e 3 minutos (máximo 50MB).

3. Enviar o vídeo: 

  • Deve enviar o seu vídeo até ao dia 16 de junho de 2023;
  • Após ter o vídeo de acordo com o definido pelo CIAIQ, deve partilhá-lo connosco através de Drive/Dropbox/Wetransfer ou outra plataforma semelhante;
  • Não envie o vídeo como anexo de email. Vídeos enviados por email não serão aceites.

Nota_1: por favor confirme que o seu vídeo responde a todos os requisitos, para que os coordenadores não necessitem de solicitar alterações, pois isto atrasaria o processo de publicação online.

Nota_2: os vídeos serão disponibilizados no canal do YouTube do CIAIQ, onde a comunidade poderá deixar os seus comentários e questões aos autores.

Para esclarecimento de dúvidas , por favor contacte a organização através do email info@ciaiq.org.

Serão sujeitos a revisão todos os trabalhos submetidos dentro dos prazos definidos e de acordo com o guia de estilo respetivo.

No texto para avaliação pela Comissão Científica não deverão ser incluídas informações que possibilitem a identificação dos autores  (double blind-review). Assim, nomes, afiliações e referências bibliográficas dos autores não deverão aparecer na versão inicial. Essas informações deverão ser incluídas somente na versão final do trabalho.

Após terminado o processo de revisão o autor sinalizado para contacto será informado acerca da aceitação ou rejeição do trabalho submetido. Em ambas as situações os comentários dos revisores serão disponibilizados para consulta. Em caso de aceitação, os autores deverão atender às recomendações de melhoria a estabelecer e submeter a versão final do trabalho até ao limite da data definida.

Em caso de não consideração pelas recomendações feitas pelos revisores, a Comissão Organizadora reserva-se o direito de não integrar esses trabalhos nas atas do congresso.
A versão final dos trabalhos deverá seguir igualmente o respetivo guia de estilo  e deverá conter os dados dos autores (nome, instituição e email).