Requisitos de viagem para Espanha em função do país de origem

Espanha é um destino seguro, aberto ao turismo internacional e preparado para que desfrute da sua estadia. Pode viajar para Espanha com total confiança porque:

  • Espanha é um dos grandes destinos europeus com maior percentagem de população adulta que já completou o programa de vacinação. Isto faz com que seja um território cada vez mais seguro.
  • Espanha tem um sistema de saúde altamente profissional capaz de enfrentar e dar resposta às necessidades sanitárias da população.
  • Os estabelecimentos turísticos, comerciais, de lazer e restauração estão preparados para lhe oferecer um serviço seguro; continuam a aplicar-se medidas de controlo sanitário relativamente à limpeza e desinfeção, fomento da higiene das mãos e uso de máscara nos transportes públicos.
  • Em Espanha está implantado o Certificado COVID Digital da União Europeia (UE), graças ao qual os viajantes procedentes de um país da UE podem se beneficiar de uma via mais rápida de acesso à Espanha. Também podem fazê-lo os viajantes procedentes de países que emitam certificados equivalentes ao da UE (consulte aqui quais são).

Todas as pessoas que entrem na Espanha por via aérea (exceto menores de 12 anos e viajantes em trânsito internacional) e que não possuam um Certificado COVID Digital da UE ou equivalente devem preencher um Formulário de Controle de Saúde (FCS) e obter seu código QR para apresentar no embarque e nos controles de saúde na sua chegada à Espanha. Se, além disso, procedem de um país terceiro, para que possam entrar na Espanha precisarão apresentar também um certificado de vacinação ou recuperação que o Ministério de Saúde reconheça com tal propósito (salvo exceções. Consulte aqui mais informações).

Consulte os requisitos de entrada em Espanha em função do país de origem >>

Fonte: Portal Oficial de Turismo de Espanha

Passaporte e Visa
É obrigatório possuir um passaporte (ou cartão de identidade para os cidadãos da União Europeia) válido, para entrada em Espanha.
A obtenção de visto não é necessária para cidadãos de países da União Europeia, E.U.A., Canadá e a maioria dos outros países.
Mais informações aqui >>
Para informações detalhadas deverá contatar a Embaixada do seu país em Espanha, Consulado ou a sua agência de viagens.

Moeda
A moeda corrente é o Euro. Espanha aderiu ao Euro em janeiro de 2002. Nas lojas e restaurantes poderá utilizar os cartões Visa y Mastercard. Em caso de dúvida, consulte a sua agência de viagens.

Transações Monetárias
A maioria dos cartões de crédito são aceites em hotelaria, comércio e restauração.
Traveller’s cheques e outras moedas podem ser trocadas em hotéis ou em instituições bancárias. Em geral, o horário dos bancos estende-se das 08:30 às 14:30, de segunda a sexta-feira. Também existem bancos que abrem ao sábado de manhã. É comum o uso de caixas automáticas, conectadas a redes internacionais, distribuídas por toda a cidade.

Impostos 
Todos os preços incluem IVA – Imposto sobre o Valor Acrescentado. Os cidadãos não residentes na União Europeia poderão ser reembolsados nas várias lojas Tax Free, mediante a apresentação dos comprovativos das compras efetuadas (Fatura/Recibo).

Clima 
Espanha possui um clima continental no interior e temperado nas zonas costeiras, muito embora se deva atender às variações apreciáveis das condições climáticas de região para região.
Veja a previsão do tempo em A Coruña

Hora Local 
O fuso horário padrão em Espanha é o UTC/GMT+1 hora. Em Portugal é UTC/GMT+0:00. No último domingo de março, Espanha atualiza o seu horário para a hora de Verão, passando para UTC/GMT+2 horas, em vigor até outubro.
Neste endereço pode consultar toda a informação sobre a hora local, a diferença horária GMT/UTC, tanto no horário de Inverno como de Verão, e as coordenadas geográficas.

Corrente Elétrica
A corrente elétrica em Espanha possui 220 volts AC, 50 Hz.

Cuidados Hospitalares
Clínicas e hospitais disponibilizam um serviço de atendimento de urgência, 24 horas por dia.
O Número Nacional de Emergência é 112 (quer em Espanha, quer em Portugal).
Poderá solicitar, na receção do seu hotel, mais informação sobre os serviços de saúde mais próximos, para requisitar ajuda médica.

Check in/out dos Hotéis
Verifique os horários de check-in e check-out ao realizar a sua reserva num hotel. Ver hotel recomendado pelo CIAIQ2022 >>

Correios 
Os Correios funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30 e aos sábados, das 9h30 às 13h.

Farmácias 
Poderá consultar as farmácias de serviço neste link

Telefones de Emergência 
Número Nacional de Emergência: 112 (liga-o aos bombeiros, à polícia e aos serviços de ambulâncias).