Pré-Conferências CIAIQ2025
MESA REDONDA | ONLINE
Epistemologia na Investigação Qualitativa
20 de Novembro, 2025 | Online (Gratuito)
14:30 (WET/UTC+00:00 – Hora de Lisboa)
11:30 (UTC-03:00 – Hora de Brasília)
verifique a hora correspondente no local onde se encontra >
Duração da sessão: 60 minutos
Idioma: Português
Esta mesa redonda insere-se num ciclo de pré-conferências em preparação para o 14º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa. O CIAIQ2025 terá lugar de 15 a 17 de julho de 2025, no ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, em Vila nova de Gaia (Portugal), e de 22 a 24 de julho de 2025 online.
A epistemologia na investigação qualitativa trata dos fundamentos do conhecimento: como este é gerado, validado e interpretado. Diferentes correntes epistemológicas, tais como o construtivismo, o interpretativismo, o realismo crítico e a fenomenologia, influenciam diretamente a escolha de métodos qualitativos e a forma como os dados são interpretados.
A subjetividade do investigador e o contexto social têm um papel central, o que levanta questões sobre a validade, a fiabilidade e a ética na investigação. Ao longo dos anos, a epistemologia qualitativa tem evoluído, incorporando novas abordagens interdisciplinares e ampliando a compreensão sobre como o conhecimento é produzido em diferentes campos.
Nesta mesa-redonda, pretende-se discutir algumas das dimensões em torno deste tópico que impactam na qualidade dos estudos qualitativos.
Oradores
Emília Coutinho, Instituto Politécnico de Viseu (PT)
Emília de Carvalho Coutinho Professora adjunta no Instituto Politécnico de Viseu/Escola Superior de Saúde, investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E_ESEnfC/ESSV-IPV). Doutora em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto/Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Membro de vários órgãos institucionais. Envolvida em projetos de investigação financiados nacional e internacionalmente. Com publicações em revistas indexadas, capítulos de livros e livros, como autora, ou editora. Revisora em duas revistas nacionais e uma revista internacional. Investiga no âmbito das ciências de enfermagem, enfermagem de saúde materna, obstétrica e ginecológica, mentoria, enfermagem transcultural e mediação intercultural, Práticas tradicionais nefastas. Membro da Ordem dos enfermeiros. Membro da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras. Membro da Sigma Theta Tau International, Phi Xi Chapter, Coimbra, Portugal. Membro da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI). Foi Encarregada de Missão para a Inclusão do Politécnico de Viseu tendo coordenado a implementação do programa de mentoria institucional. Membro da Rede Portuguesa da Ciência de Enfermagem para o Cuidado Humano (RPCECH) e da Watson Caring Science Institute Latin-Iberoamerica (WCSI LIA).
Tiago Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (BR)
Licenciado em Matemática (2004) e Especialista em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO. Mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Doutor em Educação Científica e Tecnológica, PGECET (2012), pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, com período de cotutela na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Rio Claro (2011). Atuou como docente do Ensino Superior, ao nível da graduação na Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, entre 2007 e 2009, campus de Guarapuava e 2010, no campus de Irati. É docente associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, campus Cascavel, desde 2010, onde atua ao nível da graduação, em diversos cursos, em especial na Licenciatura em Matemática; da pós-graduação lato e stricto sensu, tendo participado com docente permanente nos Programas de Pós-Graduação de Mestrado de Ensino (2014-2019), campus Foz do Iguaçu e Educação (2013-2018). Desde 2017 é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, PPGECEM, da Unioeste Campus Cascavel e foi coordenador do programa de 2017 a 2021. Líder do Grupo de Pesquisa Investigação Fenomenológica na Educação Matemática – IFEM, criado em 2023. Estuda e produz sobre pesquisa qualitativa fenomenológica na educação matemática há duas décadas. É editor-chefe da revista Pesquisa Qualitativa (A1- Qualis CAPES 2017-202).
Moderador
António Pedro Costa, Universidade de Aveiro (PT)
Investigador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e de Psicologia, da Universidade de Aveiro e colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.