CIAIQ2021 | Mesa Redonda Pré-Conferência

Investigação Qualitativa em Contexto de Pandemia: o Desafio Digital

2020 ficará para a história como o ano em que o mundo inteiro foi desafiado por um inimigo invisível que revolucionou tudo na sociedade, uma pandemia moderna que abalou todos os aspetos da vida humana. Ninguém, em qualquer área, foi preparado para a COVID-19.

A novidade deste fenómeno trouxe enormes desafios para investigadores em todas as áreas do conhecimento, independentemente da sua localização geográfica. É uma nova realidade que exige ajustes, desde o planeamento até à recolha e análise de dados, métodos, técnicas, trabalho colaborativo, questões éticas, saúde e segurança de todas as partes envolvidas. Também abriu espaço para várias oportunidades de investigação qualitativa, no sentido de ajudar a compreender e abordar as implicações sociais.

Nesta Mesa Redonda, discutimos as tendências sociais atuais decorrentes da COVID-19, o papel que a investigação qualitativa deve desempenhar neste contexto, e como conduzir pesquisas qualitativas sobre e durante a pandemia. Com o contributo de investigadores e autores de Portugal, Brasil e Espanha, esta Mesa Redonda geramos ideias para questões atuais, que podem ser abordadas por meio da investigação qualitativa.

Oradores:
Cristina Baixinho, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (PT)
Ivone Evangelista Cabral, Universidade Federal do Rio de Janeiro (BR)
Ricardo Luengo, Universidad de Extremadura (ES)

Moderador:
Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes (BR)

CIAIQ2021 | Mesa Redonda Pré-Conferência | 4 fevereiro 2021 [Online]