SILVER SPONSOR
Francisco Freitas

Francisco Freitas

COM8O & Verbi GmbH (PT)

Integração de Inteligência Artificial (AI) no tratamento e análise de dados qualitativos: uma demonstração de MAXQDA

A recolha e tratamento de dados qualitativos com suporte computacional viu a sua centralidade reforçada por via da incorporação de Inteligência Artificial (IA) e de modelos de linguagem para suporte à análise e interpretação de dados. Várias possibilidades emergiram recentemente, incluindo a transcrição automática ou o processamento de grandes volumes de dados.

O objetivo desta oficina constará da implementação e teste das novas ferramentas com recurso ao MAXQDA, uma aplicação especialmente preparada para apoio ao trabalho de investigação qualitativa. Na prática, serão apresentadas técnicas diferenciadas, incluindo a utilização de funcionalidades que permitam, agora, extrair sentido de grandes lotes de dados ou simplesmente apoiar os investigadores em tarefas especialmente exigentes no trabalho qualitativo. Será dada especial atenção a processos de automatização com recurso a assistente de inteligência artificial, quer para processamento dos dados (e.g. transcrição de áudio/vídeo), quer para o próprio tratamento de conjuntos de dados especialmente exigentes (e.g. grandes volumes de texto).

A dinâmica assentará na prática-assistida: todos os participantes poderão aceder a um conjunto de dados predefinido para teste conjunto de operações em sala e a partir do necessário enquadramento teórico e metodológico. Estes exemplos servirão de modelo para incursões subsequentes com informação rica, não-estruturada. A sessão funcionará em regime de prática-assistida, com recurso a exemplos reais e com a explicitação detalhada de procedimentos e passos a completar pelo grupo.

Recursos necessários: Sala com vídeo projetor e ligação à internet. Os participantes poderão trazer os seus computadores pessoais para teste das operações.

Idioma: Português

Sessão Presencial | Ver programa