Meetpulp – Análise qualitativa em minutos
A sessão tem como objetivo apresentar o Meetpulp, uma nova ferramenta de análise qualitativa. Esta ferramenta permite transcrever e resumir entrevistas, descobrir códigos presentes nas mesmas e assinalar excertos onde se encontram os códigos, tudo em poucos minutos. Com um editor de transcrições e um codificador online colaborativo, o Meetpulp oferece uma nova forma de realizar análise qualitativa.
A sessão consistirá numa breve apresentação, seguida de uma atividade em grupo para demonstrar como utilizar o Meetpulp.
Recomenda-se que os participantes levem computador para participação dinâmica na atividade em grupo, bem como uma forma de gravar áudio (computador ou telemóvel).
Idioma: Português
Sessão Presencial e Online | Ver programa
Integração de Inteligência Artificial (AI) no tratamento e análise de dados qualitativos: uma demonstração de MAXQDA
A recolha e tratamento de dados qualitativos com suporte computacional viu a sua centralidade reforçada por via da incorporação de Inteligência Artificial (IA) e de modelos de linguagem para suporte à análise e interpretação de dados. Várias possibilidades emergiram recentemente, incluindo a transcrição automática ou o processamento de grandes volumes de dados.
O objetivo desta oficina constará da implementação e teste das novas ferramentas com recurso ao MAXQDA, uma aplicação especialmente preparada para apoio ao trabalho de investigação qualitativa. Na prática, serão apresentadas técnicas diferenciadas, incluindo a utilização de funcionalidades que permitam, agora, extrair sentido de grandes lotes de dados ou simplesmente apoiar os investigadores em tarefas especialmente exigentes no trabalho qualitativo. Será dada especial atenção a processos de automatização com recurso a assistente de inteligência artificial, quer para processamento dos dados (e.g. transcrição de áudio/vídeo), quer para o próprio tratamento de conjuntos de dados especialmente exigentes (e.g. grandes volumes de texto).
A dinâmica assentará na prática-assistida: todos os participantes poderão aceder a um conjunto de dados predefinido para teste conjunto de operações em sala e a partir do necessário enquadramento teórico e metodológico. Estes exemplos servirão de modelo para incursões subsequentes com informação rica, não-estruturada. A sessão funcionará em regime de prática-assistida, com recurso a exemplos reais e com a explicitação detalhada de procedimentos e passos a completar pelo grupo.
Recursos necessários: Sala com vídeo projetor e ligação à internet. Os participantes poderão trazer os seus computadores pessoais para teste das operações.
Idioma: Português
Sessão Presencial | Ver programa